Alices e mais Alices



Apesar das controvérsias quanto à data, é fato: a versão de Tim Burton de Alice no País das Maravilhas está chegando ao Brasil em mais ou menos um mês. O diretor, dando de cara com a maior bilheteria de sua carreira, afirmou que nunca teve vontade de fazer uma adaptação da história da menina que segue o coelhinho frenético pela toca, mas que se interessou em realizar uma versão 3D.
OK, não estou dizendo de forma alguma que sou contra esse filme. Repito: de forma alguma. Inclusive, mal posso esperar para assistir, mas tenho que fazer minhas ressalvas. A primeira é quanto ao cinema 3D. Tudo bem, é lindo, mas será que é tão extremamente necessário? Tenho medo de daqui a pouco eles quererem lançar versões 3D de.. sei lá.. Casablanca. Mas essa é uma discussão looonga. Indo pra uma mais objetiva, minha outra preocupação é justamente quanto aos roteiros originais. Onde estão eles?! Um número tão grande de adaptações de livros e de outros filmes e planos de remakes em 3D tão aparecendo que eu mal consigo enxergar os roteiros novos, aquelas belezinhas que são feitas especialmente pra ir pra telona. Lindas. Por isso, um rojão de fogos de artifício (bem atrasado) pro Tarantino por Bastardos Inglórios. Merecia o Oscar, mas falar sobre uma coisa tão atual e nacionalista quanto o Iraque obviamente ganhou. Ah, falando em roteiros adaptados, Tim Burton já está com outro na fila: A Família Addams, em 3D.
Lógico que não sou contra adaptações, apenas sinto falta de mais roteiros originais.
Ainda falando delas, enquanto não chega o banquete para os olhos de Burton, podemos ver algumas outras do excelente livro de Lewis Carroll.
Essa é a primeira ever filmada, em 1903, obviamente muda, com duração de uns 8 minutos. A película tá bem gasta, mas eu sou muito fool e acho até que dá um charme:

Outra é um trecho da de Jan Švankmajer, artista surrealista tcheco que, inclusive, tem muitos outros filmes literalmente fantásticos.

E pra quem é realmente louco pela história, ainda tem o link da biblioteca britânica que dá acesso ao manuscrito original do livro (vi no site Idea Fixa).

Dá pra nos manter ocupados por (mais ou menos) um mês, né?

3 comentários:

Anônimo disse...

Só conheço a da Disney!

Movie'n'Heels disse...

Concordo com a opinião acerca das adaptações...parece mesmo que falta coisa nova-novidade...mas parece meio fadado ao destino uma história tão freak, controversa e cheia de teorias como Alice encontrar o trio bizarro Tim,Esposa e Deep. Enquanto só ouvimos as críticas de quem já viu,vamo ficar no aguardo do coelho branco por aqui.
Na

Felipe Pinheiro disse...

A princípio, não tenho problemas a falta de roteiros originais, com a ressalva óbvia de que as adaptações sejam bem feitas. Tem tanta história interessante escrita por aí pedindo pra ser filmada...! Agora talvez, ao longo do tempo, alguns diretores tenham batido na mesma tecla durante décadas, refilmando histórias como as da Alice e Drácula incessantemente.. cada um quer ter a chance de contar do seu jeito, o que pode ser interessante ou não! Quanto ao Tim Burton, acho que ele já fez por merecer ter sua própria versão da Alice (e tô aguardando bastante por ela!).

O que eu não suporto é re-filmagens de filmes que já se aproximavam da perfeição, tal como aconteceu com Funny Games, REC, etc. Se os americanos não gostam de filmes legendados, problema deles! :P

Postar um comentário